Esta história teve início em fevereiro de 2021, quando a Maria decidiu juntar o seu amor pela costura e pelos animais, e assim surgiu a Solki.
A Maria tirou o 12.º em Design de moda e a sua paixão pela costura começou no início do curso.
“Quando iniciei esta jornada tinha acabado de mudar de casa e localidade, tinha dinheiro para comprar apenas 3 tecidos (meio metro de cada), sacos de plástico para as encomendas e etiquetas de tecido. Fiquei a zeros na conta sem saber se a marca ia dar frutos ou não, e, assim dei início a este meu negócio!”, explica.
Solki é a junção dos nomes do Sol, um Cocker Spaniel cheio de energia e alegria, e da Kiara, uma gatinha super calma e meiga.
Transmitir a personalidade de cada cão ou gato pela forma como se vestem é o que a motiva.
A Maria acredita que “os donos gostam de transmitir a personalidade do seu patudo e que uma das formas de o fazer é como o vestem”.
O objetivo da Solki passa por criar emoções através dos acessórios, transmitir alegria, pensar no conforto de um bom passeio e na funcionalidade de cada acessório.
No que toca aos ideais da marca, o principal objetivo é que a Solki se torne numa marca o mais sustentável possível. Tanto a nível de produto, como a nível de embalamento de cada encomenda.
Todos os tecidos são 100% algodão, amigos do ambiente e produzidos localmente pela empresa com a qual a Solki trabalha.
Para além dos tecidos sustentáveis a Solki recicla todos os restos de tecido que sobram das coleções.
A marca não usa plásticos, todos os produtos da Solki são enviados em sacos em tecido.
“Procuro ser uma das pegadas para um planeta mais sustentável, mais feliz e melhor para vivermos com os nossos mais que tudo”, conclui.